domingo, 27 de outubro de 2019

Leitura no Brasil

Por Maria, 

Olá! Tudo bem? 


Como diz o Título, eu vou falar sobre a Leitura no Brasil, ou melhor, escrever.

Você gosta de ler? 

Uma pesquisa realizada em 2016, pelo Instituto Pró Livro, informa que os brasileiros leem 4,96 livros por ano. Destes livros, 0,96 são indicados por escolas e 2,88 são por vontade própria. Sendo que o total de livros lido por completo é de 2,43 e 2,53 em partes. A média anterior era de 4 livros por ano.

De acordo com o Pesquisador e Professor Harry Carvalho há vários fatores que podem contribuir para falta de costume de ler, tais como: analfabetismo, desigualdade social e também a falta de estrutura familiar e educacional. 

O estudo revelou que 30% da população brasileira nunca comprou um livro. Já não é tão difícil de entender esse quadro social, pois no Brasil o analfabetismo ainda é uma realidade que atinge 11,8 milhões de pessoas, segundo o IBGE de 2017.

”A educação e o processo de ensino aprendizagem fazem parte da sociedade desde logo cedo. Então, quem terá o primeiro contato com as crianças será a família e posteriormente a escola. Se no seio familiar existir uma cultura de leitura, já teremos um bom começo, mas se não, aí essa prática vai se isolar e depender totalmente da escola”, destacou o Professor Harry Carvalho 

As principais motivações pra leitura das pessoas são: o gosto à leitura (25%), atualização cultural (19%), distração (15%), motivos religiosos (11%), crescimento pessoal (10%) e exigência escolar (7%).

Fonte da imagem: https://super.abril.com.br/historia/os-bastidores-do-livro-dos-espiritos/

Minha Opinião:

Na minha opinião, quem fala que não gosta de ler é porque até agora não achou um livro que goste. E podemos dizer que eu sou a prova viva disso! Há alguns meses, eu também dizia que não gostava de ler! Isso é porque eu nunca parei pra olhar os livros! Até um dia que eu fui pegar um livro e achei um que me interessei! E agora eu estou “viciada” nos livros desse autor! Enfim, eu acho que as pessoas deveriam procurar mais livros de seu interesse. 

Obrigada por ler! Espero que tenham se interessado pelo blog!

Tchau!! (≧∀≦)

9 comentários:

  1. Olá!
    Achei bem relevante mostrar este conteúdo.Eu não sou muito enteressada por isso,mais me interessei bastante,porque eu também era uma das que não gostava de ler mas agora me enteressa bastante a leitura.
    Até mais!
    De:sarah

    ResponderExcluir
  2. OLÁ Maria Joana!
    Achei bem relevante mostrar este conteúdo,eu não sou muito interessada por isso,mais me interessei bastante,porque eu também era uma das que não gostava de ler mas agora eu gosto bastante de ler.
    O primeiro livro que eu me interessei foi:MINHA VIDA FORA DE SÉRIE 1.E eu indico o livro para todos.
    ATÉ O BREVE,BEIJOS!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Achei muito bom e interessante,pois fala como o Brasil tem um nível alto de analfabetismo e mostra como existe uma necessidade muito grande de investir em recursos apropriados para pessoas que não tiveram a oportunidade de ter um estudo, pela desigualdade social e além disso a falta de uma estrutura familiar, onde deveria apoiar a escolaridade infantil (j que é a raiz da leitura pois se começa em casa e depois passa a fazer parte da vida escolar e social).
    A parte que mais gostei foi quando você pegou um trecho de um relato que conta a necessidade da leitura em nossas vidas, e como a leitura nos faz crescer como seres humanos.
    Quando eu era criança sempre tive um incentivo muito grande dentro de casa mas hoje sou uma pessoa que graças aos livros tive um desenvolvimento muito grande com a leitura, então eu acredito no poder da leitura e também a capacidade de nos fazer crescer como seres humanos.
    Meu gênero textual favorito é romance pois faz com que possamos ver a vida com outros olhos e com um amor pela vida.
    Recomendo pra se você um dia quiser ler livros de romance aí vai uma dica:
    1- Minha Vida Fora de Série.
    beijinhos e até logo �� �� ����


    ResponderExcluir
  4. olaa
    nossa muito legal esse conteúdo sobre leitura, que muitos não ligam e passam reto sobre isso.
    como pode ver o quanto que leitura é bom para o aprendizado, pois com ela aprendemos mil e umas coisas que nunca vimos e que vamos usar pra vida toda,porque a leitura e muito usada para textos de interpretação e para o dia a dia.
    Eu mesma não curto muito a leitura mesmo sabendo a importância dela, como a autora disse pode ser que eu não tenha encontrado o livro certo e que eu goste, pois não me interesso e não corro atras, minha família ama ler livro ate porque tem gente dela que faz direito e precisa sempre ler livros sobre a lei, mas mesmo assim meu interesse sobre livros ainda não chegou infelizmente.
    Parabéns pela ideia do post pois esse conteúdo não e tao falado quanto precisa.
    Beijos,um abraço pra todos.

    ResponderExcluir
  5. Achei muito interessante seu texto pois eu não fazia idéia que 30% da população nunca comprou um livro,isso me deixou realmente preocupada pois a leitura é algo muito importante,as pessoas deveriam ler mais.

    -juliana

    ResponderExcluir
  6. Oi Maria tudo bem sim!
    Gostei muito desse post pois vi que você se preocupou bastante com a leitura e os livros , me identifiquei bastante quando você falou que nunca foi de ler livros porquê nunca achou um livro " A sua cara", e eu também nunca achei um livro a minha cara, só fui gostar de ler, quando uma vez a professora de Português disse para pegar um livro q fosse "a sua cara" Então fui atrás de pessoas q já tinham lido alguns livros,como era a história, eu adoro ler livro romântico, uma amiga minha disse que o livro " Entre dois amores " Da autora Carolina Estrella,era muito bom e que parecia um pouco com a minha vida, e então ela me contou mais ou menos oque se passava e acabei gostando, e peguei para ler em menos de 3 semanas eu li tudo, fiquei muito orgulhosa de mim pois nunca fui de ler um livro tão rápido só aqueles pequenos de meia dúzia de folha.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do texto ,achei bem informado,acho o fatos das pessoas lerem livros está diminuindo pois temos a tecnologia que permite lermos textos , livros e noticias , mas apesar de tudo isso gostei bastante do texto.

    ResponderExcluir
  8. nicolly
    gostei muito do seu post, pois achei legal voce se preocupar com a leitura e gostei da sua dica de começar a ler mais, o seu post fez eu me interessar mais por livros obrigado

    ResponderExcluir
  9. oi Maria.
    sou o Diego.
    gostei bastante de seu post pois deu destaque,em que muitas pessoas não ligam pra leitura, ou que nunca leram um livro.
    pra falar a verdade não gosto muito de ler. gosto de historias baseadas na vida real.
    acho que os motivos de as pessoas não quererem ler um livro podem ser de a pessoa não deixar um tempo para apreciar uma simples leitura, ou de que os jovens de hoje em dia preferem o livro em formato eletrônico. e é bem provável que o formato eletrônico substitua os livros de papel no futuro.
    é uma pena que algumas pessoas não tem um interesse de ler um livro.
    bom, como já disse antes, você enfocou isso bastante nesse assunto.
    o livro que eu mais gostei foi de uma historia real: de James Bowen. ele lançou dois livros: um gato de rua chamado Bob, e um segundo livro chamado o mundo pelos olhos de Bob.
    bom foi isso, gostei bastante de seu post,e tchau.

    ResponderExcluir