Por Luíza e Sarah Cristina

“O primeiro registro que se tem sobre o futebol feminino vem obviamente da Inglaterra onde nasceu, numa partida entre Inglaterra X Escócia acontecida em 1898, em Londres. No Brasil, existem registros de partidas mistas, com homens e mulheres juntos, em 1908 e 1909 .Durante muito tempo um evento beneficente ocorrido em 1913 foi considerado a primeira partida de futebol feminino no Brasil, mas anos depois foi descoberto que, na verdade, o time "feminino" era formado por jogadores do Sport Club Americano, campeão paulista daquele ano, vestidos de mulher, misturados a ‘senhoritas da sociedade’” (ÚLTIMA DIVISÃO, 2019).
Sendo assim, então oficialmente a primeira partida de futebol feminino no Brasil ocorreu em 1921, entre senhoritas dos bairros Tremembé e Canteira (que hoje seria Santana), na zona norte de São Paulo. Essa partida foi noticiada pelo jornal A Gazeta como uma atração "curiosa", quando não "cômica", em meio às festas juninas. Isso porque naquele tempo, as mulheres tinham um papel secundário no esporte, particularmente no futebol. Em geral, limitavam-se à torcida e a concursos de madrinhas de clubes. Em campo ao máximo, davam o pontapé inicial ou disputavam tiros livres.
Mesmo assim, apesar das conquistas, o futebol feminino ainda precisa superar muito preconceito para ser praticado. A sociedade discrimina muitas atletas e, por questão cultural, a menina ainda ganha uma boneca ao invés de ganhar uma bola. Neste caso, somente as conquistas e os ídolos poderão levar a modalidade ainda mais longe, fugindo deste "destino" discriminatório".
Lembrem- se de comentar a respeito do texto, e se vocês não tiverem gostado, deixem sugestões de melhorias.
Referências:
https://br.pinterest.com/pin/46232333651507722/
https://www.ultimadivisao.com.br/futebol-feminino-no-brasil-a-historia/
Eu concordo que as mulheres têm menos direitos que os homens por isso esse abito tem de ser mudado
ResponderExcluirAchei muito interessante e concordo que ainda tem muito preconceito no futebol feminino e queria acrescentar que no Brasil o futebol feminino já foi proibido por lei
ResponderExcluir