quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Desmatamento

Por Diego e Juliana,

Oi galera do blog,hoje resolvemos trazer um texto sobre o desmatamento,já que é um problema muito comum no Brasil.

Muitos acham que o desmatamento é algo que não começou há tanto tempo assim,mas o processo de desmatamento do Brasil começou em 1500 com a chegada dos  portugueses. Eles começaram a cortar muitas árvores (Pau-Brasil) assim afetando muito a vegetação do local que conhecemos hoje como nosso lar.

Muito provavelmente você já ouviu falar sobre o desmatamento da Mata Atlântica, já que sua vegetação foi praticamente destruída, por isso trouxemos outros exemplos para mostrar o quão grave o problema é: 

•Mata Atlântica:sobrou 7% de sua vegetação original.

•Cerrado:sobrou 20% de sua vegetação original.

•Amazônia: 21 mil km² são destruídos por ano,em 2019 aumentou 15% segundo o G1-Globo.






Com o processo de desmatamento aumentando a cada ano, o Brasil está correndo  sérios sérios riscos já que o desmatamento tem consequências:

•Enchentes

•Assoreamento dos rios

•Erosão, etc.

 Isso acontece pois as árvores protegem o solo, quando às cortamos o solo fica desprotegido da chuva assim causando os problemas que citamos acima.



A grande pergunta é,o que podemos fazer para diminuir o índice de desmatamento?

Não queimar as florestas,quando ver algum ato relacionado ao desmatamento,  denunciar e outras ações como essas que podem salvar nossa biodiversidade.

Agora fiquem com algumas imagens!


Fonte: Escolakids.uol.com.br

Link das imagens:https://images.app.goo.gl/jxzAPrysFwseKoN16




Poluição das águas

Por Diego e Juiana,

Hoje nós vemos e ouvimos muitas notícias da poluição causada pelo homen. Então, queria discutir esse assunto com vocês. Vamos falar sobre os tipos de poluição das águas, e como podemos combatê-las.

Os tipos de poluição das águas são: biológica, térmica, química, sedimentar e radioativa.

A poluição biológica ocorre quando as bactérias, vírus e protozoários de esgotos caem na água, contaminando mares e rios, que também se infiltram no solo, atingindo a água de poços e de nascentes.

A poluição térmica ocorre quando são jogadas grandes quantidades de águas aquecidas, usadas, como por exemplo, em usinas termoelétricas.

A poluição química ocorre por produtos químicos. Esse é o tipo de poluição mais problemático, pois os efeitos são sutis e demora muito tempo para serem percebidos.

Outro tipo de poluição é a sedimentar, que ocorre pela acumulação de lixo que tenha poluentes químicos e biológicos que impedem a entrada de luminosidade em recursos hídricos (rios, por exemplo). 

O ultimo tipo de poluição é a poluição radioativa, que ocorre pelos resíduos radioativos jogados na água por experiências nucleares. Esse tipo de poluição também afeta o ar e o solo. 




Mas como podemos ajudar? 

•Não jogue o óleo de cozinha no ralo. Guarde e entregue á um ponto de coleta de óleo para ser transformado em sabão. 

•Não use agrotóxicos em suas plantações, pois se infiltram no solo e chegam em reservatórios de água subterrâneos. 

•Não jogue plástico em mares e rios. Muitos animais morrem por ingerir plástico. 

•Reduza o desperdício de água. 



Faça você também a sua parte 

O planeta agradece 


Referências:

Créditos das imagens:



sexta-feira, 16 de agosto de 2019

CHAPADA DIAMANTINA


Por Cauan 

Olá alunos do 7ª e demais leitores,  hoje vou falar sobre   a Chapada Diamantina. Chapada   Diamantina é um parque nacional  situado no centro da Bahia. Dentro  desse parque existem muitos municípios  e o principal é Lençóis, essa cidade tem esse nome, pois a muito tempo atrás, quando descobriram que tinha diamantes no centro da Bahia dois homens foram para o local onde hoje fica Lençóis, eram dois garimpeiros  e descobriram diamante no local.  Ficaram alegres e começaram a garimpar, daí um deles foi tentar vender ilegalmente e acabou sendo preso e obrigado a falar o local de onde tinha saído toda aquela riqueza. Então não demorou muito para o local encher de pessoas atrás de riqueza, então todos que chegavam no local só viam os lençóis das tendas do garimpeiros, então surgiu o nome "lençóis". 

Cidade de Lençóis


CACHOEIRAS E POÇOS  

A Chapada Diamantina também é  muito famosa pelas suas cachoeiras  e poços que foram formados, pois  lá tem muitas nascentes que originam várias cachoeiras como a cachoeira dá fumaça que é muito conhecida  pelos turistas é indispensável nos seus cronogramas de viajem, consiste em uma cachoeira que quando o vento bate faz a água se transformar em gotículas e voar parecendo fumaça. 



Também existe o poço encantado que é muito conhecido pela sua beleza pois é uma caverna com um poço de água bem azul e uma "janelinha" que reflete na água e fica muito bonito. 

Então é isso comentem e deem sugestões para fazer um próximo post.

Créditos das imagens:

https://images.app.goo.gl/Y76UrcqUx2cvXTUr8
https://images.app.goo.gl/pkkFEVfNgwr2pMoM7

ACIDENTES DE TRÂNSITO NO BRASIL


Por Luisa,

No Brasil a segunda maior causa de mortes no trânsito é dirigir alcoolizado. Segundo o site Jornal da USP, o Brasil é o quarto país mais violento no trânsito do continente americano, isso em março de 2018. Pensando em reduzir este número imenso de acidentes, no ano de 2017 uma nova lei foi aprovada, a lei 13.546 do código de trânsito brasileiro, aumentando a pena que era de 2 a 4 anos de detenção para quem dirigisse alcoolizado para 5 a 8 anos de reclusão.

Os acidentes causados no trânsito já foram considerados uma questão de saúde pública e na maioria dos casos poderiam ser evitados, mas com apenas um descuido como olhar uma mensagem que recebeu em seu celular, pode causar um acidente grave. Nos últimos tempos o registro de acidentes de trânsito sofreu aumentos extremos, em 2009 foram registrados 1,2 milhão de mortes no trânsito e em dados publicados em 2018 já eram 1,35 milhão de mortes.



  
Esta imagem identifica as rodovias com mais mortes em acidentes de trânsito do Brasil a cada 10 km, a cor cinza significa de 0 a 0,5, a cor amarela significa de 0,5 a 1,5, a cor laranja significa de 1,5 a 2,7, a cor rosa significa de 2.7 a 4,8 e a cor vermelha significa de 4,8 a 9,5. As rodovias com os números mais elevados são a BR 040 (DF), BR 381 (SP) e a BR 116 (PR).

Uma pesquisa mundial realizada em 2010 pelo Instituto Avante Brasil utilizando informações de 183 países, da Organização das Nações Unidas (ONU), indicou os 10 países com mais acidentes de trânsito e o Brasil ocupou o quarto lugar.
Como já foi citado neste texto, em muitos casos o acidente poderia ser evitado, e outra causa para o número de acidentes ser tão alto é a falta de ciclovias e calçadas causando assim mais acidentes envolvendo ciclistas e pedestres.  

Muitos acidentes de trânsito também tem o envolvimento de caminhões, segundo o site Brasil Caminhoneiros em 2017 ocorreram 24.547 acidentes envolvendo caminhões, revelando uma queda de 9,1% em relação ao ano anterior. Porém, o número de mortes aumentou em 2,9%, totalizando 2.707. As 7 principais causas para haver este número de acidentes com caminhões são muito tempo em uma mesma viagem, excesso de carga, imprudência dos motoristas de caminhões, descumprimento da lei, má conservação das estradas, muita confiança na estrada e distrações no volante.


REFERÊNCIAS

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Comunidade LGBT

Por Laura,

Aqui neste texto vou falar sobre LGBTs no Brasil, e como são tratados e vistos pela população brasileira.

Existem vários casos de agressões contra tais pessoas nas ruas, podemos ver na TV que isso não é só verbal como também físico, como socos e tapas, e um exemplo de xingamento é chamar de "viadinho". E muitas coisas ruins eram associadas com essas pessoas como quando a doença chamada AIDS foi descoberta foi logo ligada aos gays, então quando alguém era diagnosticado com AIDS as pessoas procuravam informações pessoais, e uma dessas informações era saber sua opção sexual.

Eu termino este texto dizendo que não participo da comunidade, mas respeito quem participa até porque todos somos seres humanos estamos aqui para conviver e aceitar as decisões de amigos, conhecidos, e desconhecidos.




Créditos da imagem: